Ideias diferentes para festas de confraternização


Confraternização
14/10/2019 14:08

Com o final do ano chegando, começam os preparativos para as festas de confraternização das empresas, que contribuem para integrar colegas de trabalho que geralmente ficam distantes no dia-a-dia. 

Servem também para valorizar os funcionários e colaboradores e mostrar que eles são importantes para a organização.
 
Portanto, é mais do que divertimento. É também uma recompensa e motivação aos funcionários, para fortalecer as conexões e engajar os colaboradores em momentos de descontração e lazer.

Com antecipação e organização é possível, com baixo custo e criatividade, fazer uma festa incrível, que fique na lembrança de todos.

Pode ser um almoço, jantar, churrasco, balada. Mas como fazer uma "festa da firma" diferente, que saia da "mesmice" de todo ano? Neste post trazemos algumas dicas para você.

» Aposte em cardápios diferentes e ilhas gastronômicas: comida de boteco, oriental, mexicana, italiana, árabe, pizza, fast food, de crepes e waffles, finger food

A comida é sempre uma atração à parte. 

Por isso, as ilhas gastronômicas temáticas são uma boa sugestão porque são montadas antes do início da festa e ficam lá até o final do evento, possibilitando aos convidados se servirem quando quiserem, e sem protocolos.

Além disso, atende aos gostos de todos os convidados e se enquadra em qualquer formato de festa. Também podem ser servidos finger foods, ou seja, no formato que despensa talheres e deixa os convidados mais à vontade.

» Mude o formato da festa

O mais comum é que a confraternização seja no formato de almoço ou jantar, com todos sentados à mesa.

Mas não há nada mais chato em uma festa de fim de ano do que panelinhas que não se misturam, ou após a refeição todos logo se levantarem para ir embora.

Para que isso não aconteça, você pode oferecer outro tipo de ambientação para a festa. Montar o salão apenas com lounges, sofás, mesinhas bistrô com banquetas (sem mesa e cadeiras tradicionais). 

Se for contratar Bar de Drinks, pode montá-lo no meio do salão, de modo que todos possam acessá-lo mais facilmente. Assim o ambiente fica mais propício para que todos se confraternizem.

Você pode até montar algumas mesas e cadeiras (no formato tradicional), mas apenas para os mais idosos e para as pessoas com necessidades especiais. No geral, a ideia é deixar o ambiente descontraído e informal.

» Bar de Drinks

Ainda que seja uma festa de confraternização, com todo o clima de alegria e diversão, é importante pensar sobre as bebidas alcoólicas. Serão servidas e em qual quantidade?

De modo geral, é difícil realizar uma festa sem oferecer bebidas alcoólicas. Mas podem ser adotadas medidas para evitar exageros, como encerrar a oferta após certa hora, ou liberar o volume maior apenas após finalizado o protocolo da festa.

Se a idéia é que as pessoas não abusem do álcool, uma dica é contratar Bar de Drinks para que sirvam bebidas sem ou com pouco álcool. Os bartenders podem ser também parte do entretenimento, divertindo os convidados com malabarismos e truques de balcão.

» Faça uma Festa Temática

Uma confraternização de empresa temática abre espaço para uma maior interação entre os funcionários, já que pode-se propor (sem obrigar) que se vistam a caráter. Antes mesmo da festa as pessoas se divertem escolhendo roupas relacionadas ao tema.

Após a primeira festa temática os funcionários já ficam na expectativa para a seguinte, e a confraternização se torna tradição.

O segredo das festas temáticas está nos detalhes, por isso a decoração ajuda a compor o ambiente.

Algumas sugestões de temas: Cassino, Boteco, Paris, Cancun, Festa Balada, Anos 70, 80 ou 90.

» Atração musical

A atração musical  é um item que fará total diferença na confraternização de final de ano da sua empresa, e que definirá o espírito do seu evento. Então, escolha a que mais combina com o tipo de festa que deseja organizar: DJ, Banda, Banda Show, Dupla Sertaneja, ou apenas voz e violão.

» Faça uma playlist com as músicas da festa

Crie uma playlist com músicas que traduzam a energia da empresa e que definam o espírito de seu evento, e compartilhe com seus funcionários e colaboradores. A cada ano pode ser criada uma playlist diferente para a festa de confraternização, com sugestão dos funcionários para maior interação. (direcionar para o post respectivo)

» Animadores de Festa / Entretenimento

Se a festa for temática, a atração principal deve ser relacionada ao tema. Existem várias opções à disposição, como artistas performáticos e recreadores infantis (hiperlink para a página de animador de festa do site Festas Ingá).

» Lembranças personalizadas

Que tal presentear os colaboradores com uma caricatura dele, impressa em uma caneca? Ou decorar a festa com copos personalizados? Ou ainda uma bebida personalizada com o nome do colaborador? São sugestões criativas para lembranças e que agradam a todos. (hiperlink para a página de lembranças de festa do site Festas Ingá).

» Foto Cabine

A foto cabine é uma opção divertida para os convidados registrarem e eternizarem o momento. Poses, caretas e muitas risadas estarão garantidas em sua festa. (hiperlink para a página de foto cabine do site Festas Ingá).