Memórias fotográficas


Formatura
16/12/2019 08:10

Era uma longa escadaria, compridíssima. Você foi subindo degrau por degrau, até chegar a tão sonhada colação de grau.

Você passa, pelo menos, quatro anos dividindo alguns dos momentos mais importantes da sua vida com a mesma turma de amigos e essa emoção deve estar presente nas suas fotos para que elas realmente sirvam para enriquecer as suas memórias.

Claro que, hoje em dia, dificilmente você encontrará uma empresa que ainda trabalhe utilizando as máquinas fotográficas analógicas, ou seja, com filme. Isso porque as fotos digitais garantem mais possibilidade de inovação e facilitam o trabalho, tanto para o fotógrafo quanto para o cliente.

Porém, se por um lado a foto digital trouxe todas essas comodidades, por outro, ela pode ser perdida, caso você não invista em uma boa impressão para o seu álbum.

Sabemos que grande parte das pessoas captura as imagens, posta em suas redes sociais e depois as deixa armazenadas em um arquivo ou nos celulares. Entretanto, não há espaço suficiente para uma vida inteira registrada em fotos, não é mesmo? Quando o cartão de memória falhar, ou aquele HD que foi feito backup travar, o que você vai fazer?

Pensando nisso, hoje no mercado fotográfico para formaturas já existe a prática de trabalhar com os dois formatos. Arquivos digitais e álbuns impressos! Os arquivos digitais são negociados antecipadamente, onde podemos atender o imediatismo do mundo digital, para postar nas redes sociais as fotos de cada pré-evento e eventos oficiais da formatura.

E também dando a condição ao formando, após o último evento, de ter um álbum personalizado da maneira que achar mais interessante, permitindo o uso de imagens recortadas, diagramadas em diferentes posições, ter até mesmo textos criados pelo formando, e ainda escolher o tamanho e aprovar layout do álbum.

Enfim, proporcionando ao formando o prazer de interagir com as imagens em redes sociais e, além disso, ter as recordações impressas facilitando a apresentação para os amigos e familiares.

Assim, as fotos de formaturas - digitais ou impressas -, tem por objetivo a preservação da memória, através dos momentos eternizados nos registros fotográficos.

Texto escrito por Rose e Jackson Peicher, da Makro Eventos.